A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança para os festejos juninos em todo estado, com o emprego de 19 mil pessoas, distribuídas na capital, Região Metropolitana de Salvador e nas cidades onde acontecem São João. A operação, que teve início no último dia 12, seguirá até 30 de junho e envolve as comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Na capital, a PM intensificará o policiamento nos bairros de Cajazeiras, São Cristóvão, Tancredo Neves, Sete de Abril, Centro Histórico, Liberdade, Paripe e Pirajá. Só no Pelourinho serão utilizados 1.440 policiais, 14 câmaras de monitoramento, 10 postos de observação, seis pontos de abordagens (com uso de detectores de metal) e dois postos de atendimento ao cidadão, localizados na Praça da Sé e no Largo do Pelourinho.
Já no interior 500 policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado foram mobilizados para atuar nos municípios onde há maior registro de ocorrências, como Amargosa, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos.
Prevenção
O Corpo de Bombeiros terá um efetivo de 595 bombeiros militares, sendo 314 na capital e Região Metropolitana e 281 nas cidades onde ocorrem festejos juninos, como Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Paulo Afonso, dentre outras.
Além das vistorias preventivas dos palcos em locais de grande concentração de pessoas, os bombeiros atuarão nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e operações de defesa civil, através do emprego de 16 viaturas, sendo três do tipo auto rápido, 11 de combate a incêndio e um de busca e salvamento e uma ambulância do Salvar.
Já o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) inicia a Operação São João 2012 às 8 horas desta sexta-feira (22), estendendo-se até a manhã do dia 25. Serão utilizados diariamente 200 policiais, que utilizarão viaturas, cães farejadores, etilômetros e, se necessário, a aeronave do Grupamento Áereo (Graer).
O objetivo é realizar abordagens, visando a coibir o tráfico de armas, drogas e de pessoas, em especial a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Serão fiscalizados os equipamentos e documentos obrigatórios do veículo e do condutor, a utilização de bebida alcoólica, transporte clandestino de explosivos e excesso de passageiros. Entre as principais rodovias que atuará o BPRv estão as BA-093, BA-526 , BA-535, BA-052, BA-220, BA–084, BA-502, BA-522, BA-001 BA-540, BA–046 e a BR-420
Fonte: SSP BA