No cumprimento da Operação São João 2012, no período entre 21 e 24 de junho, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental CIPPA, através do 5º Pelotão em Porto Seguro, apreendeu, na cidade de Ilhéus, fogueiras que utilizavam madeira da Mata Atlântica e estavam sendo comercializadas em via pública. Outra importante ação da CIPPA/PS ocorreu na manhã de sábado (23), com a prisão de Juarez de Jesus dos Santos, que mantinha 100 pássaros silvestres em cativeiro na cidade de Ilhéus, no distrito de Vila Olímpio, localidade de Baleia.
As abordagens que culminaram na apreensão de 3m³ da madeira ilegal, resultaram na lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Além da apreensão, os policiais militares realizaram orientações a comunidade, buscando tirar dúvidas sobre o uso e comercialização de madeira para composição das tradicionais fogueiras no período junino.
A prisão de Juarez, que mantinha os 100 pássaros em cativeiro, partiu de uma denúncia anônima que relatava que ele capturava e comercializava ilegalmente as aves nativas da Mata Atlântica. O acusado foi conduzido para a delegacia de Polícia de Ilhéus, onde foi lavrado o termo Circunstanciado por crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei 9605/98.
Fonte: PM BA